terça-feira, 3 de agosto de 2010

Testando o Ubuntu 10.04

Quem está envolvido com informática tem por obrigação estar sempre se atualizando. Meu relacionamento com Linux vem de longa data, desde as primeiras versões do knoppix e Kurumin Linux (Para mim, a melhor distribuição Linux do Brasil, apesar de não ser mais atualizado). Inclusive já lecionei Linux por algum tempo em um projeto de inclusão digital em Meruoca/CE. Pois bem. Depois de algum tempo me dedicando somente à plataforma Windows, resolvi testar algumas distribuições linux atuais. Testei o Mandriva, Slackware, Fedora e agora o Ubuntu. Confesso que não me agrada a aparência e algumas deficiências do Ubuntu, mas confesso que estou mudando de ideia. Isso ocorreu depois que passei a usar a versão 10.04. Aparência moderna, um misto de Windows 7 + Mac OSX, o gerenciador de janelas é o Gnome (prefiro o KDE), mas com um pouco de manuseio dá pra usar perfeitamente. O que me chateia no Ubuntu e em outras versões de Linux é a parte de multimídia. Para tocar uma simples música mp3, tem que fazer atualização via Internet. Além de demorada, principalmente numa cidade onde só sonhamos com internet banda larga, é muito complicado fazê-lo off-line. No Windows, se não tiver Internet, bastar baixar em outro PC o codec num pendrive e instalar em seu pc depois. No Ubuntu isso é quase impossível, devido as dependências do sistema. Só sabe o que é sofrimento é quem já tentou. mas na média estou gostando. Aconselho você a experimentar o Linux, pois a cada dia é maior o número de locais, empresas e instituições que o usam. Por exemplo, na UVA, praticamente todos os pcs usam Ubuntu, desde a biblioteca até os pc's de uso interno.  M maioria das versões disponibilizam  um Live CD, onde podemos testar o mesmo sem precisar instalar no seu PC. Seja no dia a dia, seja na informática, faz a diferença quem sabe mais de 1 idioma (Windows+Linux)

Nenhum comentário: